segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Sem tempo para dormir



Sem tempo para dormir * Provérbios 10.5

Sabemos que os campos estão limpos e prontos para a colheita (Jo 4.35). Deus nos está implorando, como trabalhadores, uma ida até lá, mas nós temos o que é necessário para ir?
A carne está em guerra com o espírito, desejando ter seu próprio caminho. Ela prefere tomar o caminho de menor resistência, o que produz os resultados menos construtivos. Quão mais fácil, é escolher uma hora de televisão do que uma hora de leitura, aprendizado ou, certamente, de oração! Mas ceifamos o que semeamos, e aqueles que semeiam para a carne não obtêm uma boa colheita, muito menos a eterna (Gl 6.8).
O American  Heritage Dictionary [dicionário da herança norte-americana] define diligência por meio da caracterização de um esforço perseverante e meticuloso. O equivalente latino, diligere, significa estimar – uma combinação das palavras amar e escolher. Uma interessante observação! Estamos escolhendo esse tipo de amor por nós mesmos e por aqueles ao nosso redor?
O Expository Dictionary of the Bible [dicionário bíblico expositivo], de W. E. Vine, define diligente como o ganho nos negócios obtido por meio de trabalho, esforço, dores, honestidade e zelo. Em outras palavras, há uma mentalidade de determinação e acabamento do trabalho duro que produzem os frutos da diligência. Considere essas admoestações bíblicas ao desenvolver esse traço do seu caráter:
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2 Tm 2.15)
A mão dos diligentes dominará, mas os enganadores serão tributários. (Provérbios 12.24)
Os pensamentos do diligente tendem à abundância, mas os de todo apressado, tão somente à pobreza. (Provérbios 21.5)
A alma do preguiçoso deseja e coisa nenhuma alcança. ( Provérbios 13.4ª)
O bem precioso do homem é ser diligente. (Provérbios 12.27 b)

“ Em outra tradução, lê-se A substância do homem é preciosa. Há substância tangivel na diligência!”
A palavra hebraica para diligência, charuts, significa afiado, apontado, determinado e sincero. Ela tem conotações do incisivo, como em presas afiadas, determinadas e esforçadas em um trabalho de escavação de uma trincheira ou mina de ouro. Ao há opções passivas ou involuntárias aqui.
Pense nos frutos de avivamento que podemos ter se nos aplicarmos diligentemente. À luz do provérbio ora examinado, tais frutos incluem domínio sobre a destruição do inimigo na vida das pessoas, riqueza, saúde e sabedoria naturais e espirituais. Que ganho valioso para nossa aplicação!
Combine diligência com disciplina, e os resultados são exponenciais. O American Heritage Dictionary define disciplina como: treinamento específico para produzir um caráter ou padrão de comportamento determinado, em especial, o treino que produz melhorias morais e mentais; autocontrole.
O Expository Dictionary of the Bíble afirma que disciplina é uma admoestação ou um chamado para a sanidade da mente; autocontrole.
De modo muito simples, as escolhas que fazemos diariamente, a longo prazo, quem somos e quem nos tornaremos no Senhor. Nossas decisões ajudarão a definir até mesmo as vantagens que outros terão no mesmo caminho. Escolhas com relação ao autocontrole e a esforços determinados podem abrir a colheita para quem nem mesmo ouviu ou conheceu o Senhor e trazer o conhecimento e o doce sabor de Jesus de um modo que apressa o retorno Dele. Que seja esse nosso objetivo!!
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como as´bios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus. (Efésios 5. 15,16)
Tamara S. Winslow

O arrependimento não é uma mera tristeza com o pecado, mas um afastamento real do pecado.
A fé não é um mero ato intelectual concluído em alguns segundos, porém uma confiança real da alma em Cristo, começando de imediato e continuando ao longo do tempo e da eternidade.


Willian e Catherine Booth

Nenhum comentário:

Postar um comentário