terça-feira, 3 de julho de 2012

REMOVENDO A RAIZ DE AMARGURA





Quero compartilhar com você o que tenho aprendido sobre as raizes que vão em nossa alma, para que juntos possamos ser aperfeiçoados no Senhor Jesus, e sejamos realmente livres.

Quando minha mãe me emprestou esse livro devo confessar que simplesmente guardei na estante e pensei não tenho nenhuma amargura ou algo assim na minha vida, mais quando menos percebi estava lendo,e realmente, sendo cristão ou não nós vivemos presos por magoas, ressentimentos, ira, medo e uma gama enorme de outros sentimentos. E quero partilhar com você as mudanças que tem gerado em minha vida.

O livro é CURANDO AS RAIZES DA ALMA de Rebecca Brown e Daniel Yoder, sei que ele são escritores que causam polêmica, mas como Paulo diz em 1 Tessalonicensses 5:21 - "Julgai todas as coisas, retende o que é bom". Portanto, eu  o convido a examinar o que for aqui descrito. Aquilo que não é conforme a palavra, rejeite-o. Mas o que o Espírito confirmar aplique em sua vida.

Gostaria que você orasse comigo antes de realmente entrarmos no conteúo e examinarmos melhor a raiz de amargura.

Senhor, dá-me o Espírito de sabedoria e discernimento, no pleno conhecimento da tua palavra, para que meus olhos espirituais sejam abertos e eu possa identificar se há em mim alguma raiz de amargura e desde já sonda o meu coração e revela-me para que eu não seja enganado pelo inimigo, e possa entender o que de fato diz a tua palavra e possa aplicar em minha vida. Em nome de Jesus. Amém.

Sempre fui uma pessoa difícil, que gosta de tudo a sua maneira, se não tinha o que queria fechava a cara e ficava de mau humor, quando meu marido e eu nos desentendiamos chegavamos a ficar 3 dias sem dirigir a palavra um pro outro. Alimentando essa magoa e ressentimento dentro de mim e creio que dentro dele também.

O dicionário define amargura como: "Afastar-se dos outros em silêncio, com rabugice". Você pode obrservar que eu me encaixava direito nessa definição, e dificil nos confrontarmos com nosso defeitos e espormos para as pessoas, mais eu creio que atravéz do meu testemunho muitos poderam ser curados e ter a vida transformada pelo Senhor. Esse sentimento (amargura) é uma manifestação emocional do nosso coração e uma condição que traz destruição para a vida das pessoas.

 Daniel Yoder fala que : "A amargura é um ato pecaminoso devastador". Junto com ela vem uma serie de outros pecados, tais como: ódio, crueldade, hostilidade, autopiedade, resistência a ser ensinado, rancor, desejo de vingança e ambições cheias de orgulho (arrogância). A amargura é caracterizada por um espírito incapaz de perdoar e por atitudes criticas e negativas.

A amargura motiva a murmuração. E Deus detesta os murmuradores!

"Acontece que o povo começou a queixar-se das suas dificuldades aos ouvidos do Senhor. Quando Ele os ouviu, a sua ira acendeu-se e fogo da parte do Senhor queimou entre eles e consumiu algumas extremidades do acampamento". Números 11:1

Se você tirar o tempo em Números 10:33 mostra que fazia 3 dias apenas que eles estavam de viajem e ja murmuravam e reclamavam e ja não lembravam mais do livramento da escravidão do Egito e dos atos poderosos de Deus em seu favor. Abro um parenteses aqui por que acho pertinente a falta de gratidão é outro mau que vive o povo de Deus, se formos gratos e honrarmos nosso Senhor, vamos evitar muitas aflições em nossa vida, temos a memória muito curta e devemos sempre estar nos lembrando do que o Senhor ja fez em nossas vidas, e a melhor maneira é agradecendo a Ele, quando passarmos por aflições vamos lembrar que passamos por coisas piores e Ele nós livrou, assim teremos a força e a confiança necessária para vencermos cada pedra em nosso caminho.

A amargura traz sofrimento e uma angústia enorme.

"Por isso não me calo; na aflição do meu espírito desabafarei, na amargura da minha alma farei as minhas queixas."Jó 7:11

"Minha vida só me dá desgosto; por isso darei vazão à minha queixa e de alma amargurada me expressarei". Jó 10:1

Você pode me dizer mais você não conhece a minha vida, não sabe pelo que passei, minha vida tem sido só escuridão. Digo a você só em Jesus nos encontramos forças e o livramento em tempo oportuno. Ele muda as circunstâncias, liberta os cativos, quebra as correntes e faz com que você encontre a luz.

 Deixe-me contar uma esperiência que tive, conheci uma senhora que estava casada a quase 30 anos e quando os filhos casaram e sairam de casa o marido a deixou por outra e durante esses anos de casamento, ele a traia constantemente sei que nós ultimos 3 anos eles nem se falavam mais, vivendo sob o mesmo teto, depois de 3 anos de separação ela foi diagnosticada com câncer, conversei com ela diversas vezes sobre perdoar, ela me dizia ja perdoei mais era palpavel a ira e a amargura dentro dela. O câncer a consumiu em 3 meses. Uma pena quando não conseguimos aceitar e nem identificar essa raiz em nós, sei que no final ela aceitou Jesus mais quanto sofrimento. A amargura custa um preço alto tanto para as vitimas inocentes quanto para o causador. Todos nós temos sonhos e objetivos , e quando realmente esses sonhos prodedem de Deus , somente se realizam em uma vida cheia do poder do Espírito Santo.

 No entanto a amargura pode impedir que esses sonhos se realizem, pois, quando as pessoas se levantam contra nós com raiva e cheias de rancor, em geral, desistimos - simplesmente colocamos o rabo entre as pernas e abandonamos tudo.

O Espírito Santo e a amargura não podem co-existir em uma mesma pessoa. É preciso que saia uma para que outra entre. Por exemplo: se alimentamos uma raiz de amargura, afetamos negativamente nosso cônjuge, nossos filhos e nosso ambiente de trabalho. Quando um Pastor nutre uma raiz de amargura, isso afeta toda a congregação. Ela intristece o Espírito Santo, a igraja para de crescer, o avivamento é interrompido e o Espírito Santo se retira. Nenhum de nós é capaz de arcar  com a raiz de amargura, pois suas consequências trazem um preço alto demais. Podemos escolher a amargura ou as pessoas que amamos.

" Cada coração conhece a sua própria amargura..." - Provérbios 14:10

"Arrependa-se dessa maldade e ore ao Senhor. Talvez ele lhe perdoe tal pensamento do seu coração, pos vejo que você está cheio de amargura e preso pelo pecado" - Atos 8:22-23

Cada um de nós tem seus próprios parâmetros crenças para o que é certo ou errado. Quando nos sentimos ofendidos, é natural reagirmos de maneira negativa. Isso pode causar amargura em nosso coração se não formos rápidos em perdoar e a ofensa pode se perpetuar em nós. Se não liberarmos perdão e não deixarmos que Deus cuide da situação, o ódio e amargura podem criar raizes e sufocar o agir do Espírito Santo em nossa vida. Hoje quando sou ofendida ou humilhada, ou quando penso que alguém está me traindo rapidamente repreendo esses pensamentos e mando sair da minha vida em nome de Jesus, isso tem sido de um valor inestimavél no meu andar com Deus e gerado um amor real pelas pessoas que me cercam, e sei que a minha mudança é visivél.

A única forma de lançar fora a raiz de amargura é, antes de tudo, RECONHECENDO SUA PRESENÇA. Depois, devemos nos colocar de joelhos, em arrependimento, pedindo a Deus que nos perdoe pelo pecado da amargura. Então devemos perdoar todos os que nos magoaram e nos fizeram mal, pedindo ao Senhor que arranque toda amargura em nosso coração. Devemos renunciar à raiz de amargura e arrancá-la da nossa vida. A partir disso, devemos DISCIPLINAR NOSSOS PENSAMENTOS e REJEITAR todo sentimento de ódio, ira ou amargura. O poder do Espírito Santo pode nos capacitar a fazer isso.

" Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas o que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não intristeçam o Espírito Santo de DEus, com o qual vocês foram celados para o dia da redenção. Livrem-se de toda AMARGURA, INDIGNAÇÃO e IRA, GRITARIA e CALÚNIA, bem como de toda MALDADE. Efésios 4: 29-31.


Quando Deus nós liberta ele quer que ajudemos outras pessoas a serem libertas, Deus ama as pessoas, então eu te peço de coração se você foi tocada se a sua vida foi tranformada por esse texto, passe aqui e deixe o seu testemunho, ou sua colaboração nesse assunto. Que Deus possa te suprir e proteger todos os dias de sua vida.

 

 

Trechos do livro Curando as Raízes da Alma foram usadas nesse texto dos Escitores Rebecca Brown e Daniel Yoder. Agradeço a Deus pela vida deles e que o Senhor na sua graça infinita multiplique muitas vezes o bem que seus livros fazem as pessoas.

 

 

 


3 comentários:

  1. Que tremendo, parabéns pela a iniciativa de compartilhar esse testemunho, quero comprar o livro e proteger meu coração de toda amargura que o mundo tenta trazer pra dentro da gente. (Cissa)

    ResponderExcluir
  2. Franci-Helen Pereira Cardoso dos Santos Luz30 de setembro de 2015 às 07:17

    Impossível não ser tocado por esse texto. Creio que a maioria de nós, pelo menos aqueles que ainda não foram libertos, possuem muitas amarguras no coração. Infelizmente o meu está cheio, e tenho sido muito infeliz por isso. Não sei quando esse texto foi escrito, mas sei que o encontrei no dia certo. Pois me tocou de maneira especial, me fez chorar e reconhecer o quanto preciso buscar o socorro de Deus. O dia que eu alcançar sua misericórdia, e conseguir me livrar desse mal, volto aqui para dar meu testemunho de vitória. Amém. Abraços

    ResponderExcluir