sexta-feira, 7 de setembro de 2012

COMO VENCER O MEDO





O medo é uma das maiores armas de Satanás e uma das piores raízes que podem existir em nossa alma. Muitas pessoas são bloqueadas e destruídas pelo medo mais do que por qualquer outra coisa na vida. Se alguém quer ser liberto, então deve querer se libertar principalmente da raiz do medo.

Procuro sempre testemunhar sobre como Deus me libertou do medo, com 18 anos me casei, em 1997, e mais ou menos 6 meses depois eu tive uma depressão muito profunda, causada pelo MEDO, era um sentimento que ia além do que eu podia controlar, isso já sendo salva, mais ainda com os dois pés no mundo, deixei a igreja e nessa época não frequentava nenhum lugar, começou devagar eu tinha assombros (parecia que alguém me tocava e eu ficava aterrorizada) na hora de dormir, depois não conseguia ficar onde tinha muita gente, sentia uma angustia muito grande e no final eu não tinha forças pra mais nada, e a minha memória ficou comprometida, lembro alguns fleches mais muito pouco mesmo, e era pior quando eu estava em casa.

Eu estava morrendo, meu casamento se desgastando, graças a Deus foi o Senhor Jesus quem escolheu meu companheiro pois eu sei o quanto foi difícil pra ele, quando o Senhor fez chegar em minhas mãos um livro, o titulo era o que estava acontecendo comigo...O MEDO MATA...e através desse livro o Senhor Jesus me ensinou como me libertar e defender. Lutei 1 ano mais para honra e glória do Senhor Jesus esse ano faz 14 anos que estou liberta desse medo e vou descrever abaixo como você pode vencer também.

Eu convido você para fazermos uma oração e pedirmos ao nosso ajudador o Espirito Santo para nos ajudar e nos dar sabedoria para enfrentarmos e vencermos o MEDO em nossas vidas.

Senhor, dá-me o Espírito de sabedoria e discernimento, no pleno conhecimento da tua palavra, para que meus olhos espirituais sejam abertos e eu possa identificar se há em mim alguma raiz de medo e desde já sonda o meu coração e revela-me para que eu não seja enganado pelo inimigo, e possa entender o que de fato diz a tua palavra e possa aplicar em minha vida. Em nome de Jesus. Amém.

Deus construiu em nós a capacidade de sentirmos medo quando nos criou. Alguns tipos de medo ou temores são bons. Por exemplo, a Palavra de Deus nos diz que  "O temor do SENHOR é o  principio a do conhecimento" (Provérbios 1:7) O medo nos ajuda a evitar perigos, por exemplo. É por isso que ensinamos nossos filhos a "olhar para os dois lados " antes de atravessarem a rua, pois queremos que eles tenham um medo saudável que os impeça de serem atropelados por um carro. Mas, em diversas outras ocasiões, o medo nos impede de fazermos a vontade de Deus. O MEDO É INIMIGO DA FÉ. A fé também envolve alguns riscos, como o de confiar que Deus fará o que diz. É impossível agradar a Deus sem fé e é por isso que a Palavra de Deus fala tanto sobre a questão do medo. Observemos primeiro o que o Senhor tem a dizer sobre o medo e então veremos como lidar com isso.

Jesus compreende que todos nós temos medo, mas Ele também nos disse que não devemos permitir que o medo nos controle. 

Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor.
Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos?
Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se.
O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados.
E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.
E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos. 
Mateus 10:24-31

E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente. 
Marcos 5:36

Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino. 
Lucas 12:32

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. 
João 14:27

As Palavras finais sobre medo são encontrados no livro do Apocalipse. Esses versículos finais não deixam dúvida sobre como Deus trata esse assunto de forma séria.

Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. 
Apocalipse 2:10

O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. 
Apocalipse 3:5

O medo nos impede de alcançar a vitória. Se permitirmos que ele nos controle, não obedeceremos a Deus. E se nos conformarmos com essa situação, Jesus nos diz claramente que removerá nosso nome do Livro da Vida. Pelo que podemos compreender, se nosso nome está no Livro da vida, é porque iremos para o céu e, se não está, é porque passaremos a eternidade no inferno. 


                                      LIDAR COM O MEDO NÃO É UMA OPÇÃO,
                                 É UMA EXIGÊNCIA PARA ENTRARMOS NO CÉU.

Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte 
Apocalipse 21:7-8

O versículo 8 lista os que não entrarão no céu. E quem são os primeiros da lista? Os covardes!


                                     COVARDE É AQUELE QUE PERMITE QUE
                                       O MEDO CONTROLE SUAS AÇÕES.  

É interessante observarmos que os covardes são listados antes mesmos dos assassinos! É óbvio que Deus não suporta quem é covarde. Então não se engane pensando que Deus "entenderá" sua fraqueza de "não controlar o medo". Deus não "entende" sua recusa em lidar com o medo em sua vida, meu querido. É algo que Ele condena     . Por que? Porque Jesus PAGOU O PREÇO PELOS NOSSOS MEDOS NA CRUZ. Você é CAPAZ de controlar o medo, pois Deus quer ajuda-lo nisso.

Lembre-se: "Tudo posso naquele que me fortalece." Filipenses 4:13 

                                             COMO ARRANCAR O MEDO

Há dois tipos diferentes de medo: o medo humano natural e o medo demoníaco. Por favor, lembre-se de que os demônios podem, mesmo do lado exterior, injetar medo em você. Podem fazer isso em fração de segundos. Você pode estar em paz em um determinado momento e, no seguinte, estar completamente consumido pelo medo! Em geral, o medo demoníaco é irracional e incoerente com o contexto presente. Por exemplo, algumas pessoas acordam no meio da noite molhadas de suor, totalmente apavoradas. Esse é o medo demoníaco. Talvez você tenha, por algum motivo, que sair no escuro e, de repente, é engolfado pelo medo. Se você não está sendo ameaçado por algo ou alguém, então não tem motivo para sentir medo. Esse é outro exemplo de medo demoníaco.
Vou dizer algo pra você agora que pode parecer difícil de acreditar mais é a mais pura verdade.

O medo demoníaco é o mais fácil de lidar, basta simplesmente repreendê-lo em nome de Jesus.  

Não se esqueça de Lucas 10:19 e Marcos 16:17. Você tem total autoridade sobre o medo demoníaco em nome de Jesus, então basta simplesmente abrir a boca e dizer em voz alta: "MEDO, SAIA DA MINHA VIDA EM NOME DE JESUS!" Pode repetir quantas vezes for preciso, porque? porque o inimigo continua a mandar sugestões na sua mente, mais o que a palavra nós diz resista ao diabo e ele fugirá de vós, dirija-se diretamente ao medo e mande-o embora em nome de Jesus. Faça isso com toda sua vontade e terá vitória sobre esse tipo de medo. Volte sua mente para a palavra de Deus e para as Suas promessas em sua vida, se você ora em línguas comece a orar para sua edificação pessoal ajuda muito para vencermos o medo a depressão e toda sorte de setas que o inimigo tem tentado lançar sobre as nossas vidas.

O medo natural deve ser tratado de forma bem diferente, se você tem medo de tudo, de trocar de emprego, pensando que pode não dar certo, de viajar, de começar a trabalhar na obra de Deus, de dizer não, de não agradar as pessoas, com medo do que elas podem dizer ou pensar de você. Saia da zona de conforto meu irmão, Deus deu um talento pra cada um de nós e quer que comêssemos a usa-lo. Leia em Josué 1: 2-9 
a primeira batalha que Josué enfrentou foi contra JERICÓ, uma cidade com um exercito muito mais forte que o dele. Não tenho dúvidas de que os demônios deviam estar muito ocupados tentando colocar todo tipo de pensamentos de dúvida na mente de Josué: Você não pode contra essa cidade! Veja como seus muros são altos. Veja como são espessos! Quem você pensa que é para vencer essa cidade com o seu exercito?? Josué certamente teve de lutar contra esses pensamentos e permanecer firme na palavra que Deus lhe havia dado. "Ninguém conseguirá resistir a você". (Josué 1:5) Josué era como eu e você, com duvidas, temores, incertezas mais ele teve coragem e creu na Palavra e nas promessas do Senhor pra Ele e para o povo de Israel.

CORAGEM SIGNIFICA AGIR APESAR DO MEDO! O DICIONÁRIO DEFINE CORAGEM COMO: "FORÇA MENTAL OU MORAL DE SE ARRISCAR, PERSEVERAR E RESISTIR A QUALQUER PERIGO, MEDO OU DIFICULDADE". O SEGREDO DA VITÓRIA DE JOSUÉ FOI QUE ELE DESCOBRIU COMO LIDAR COM O MEDO.

 O inimigo não pode jogar você de um precipício, mais pode mandar sugestões em sua mente, para que você pule, então amados resista leve todos os seus pensamentos cativos ao Senhor, você verá a mudança que isso trará em sua vida, em seu chamado com Deus.

Então, na próxima vez que sentir medo, primeiramente repreenda em nome de Jesus qualquer demônio que esteja tentando colocar medo em seu coração, e então tome uma decisão consciente de confiar em Deus!

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém. 
1 Pedro 5:7-11

Glória e honra a nosso poderoso Deus, que nós ajuda em tempo oportuno, agradeço novamente a Rebecca Brown  & Daniel Yoder pelo livro Curando as raízes da Alma, ha alguns trechos na postagem acima, se tiver oportunidade leia esse livro, é maravilhoso. 



Peço que testemunhe aqui se essa postagem trouxe vitória pra você, quando testemunhamos estamos ajudando outros que se fortalecerão e com certeza também irão vencer.



10 comentários:

  1. Obrigado pela lição. Tenho repreendido o medo somente na minha mente. Mas vou tentar fazê-lo em voz alta.

    ResponderExcluir
  2. Foi bem assim mesmo, em um momento eu estava normal no outro eu tinha medo de dormir com a luz apagada. Morria de sede mas não ia na cozinha pegar um copo de água no escuro. Com esse calor que está em São Paulo, eu dormia com a coberta até a cabeça com medo de que algum demônio me matasse. Isso tudo aconteceu depois que eu me afastei da igreja. Eu estava caído, não sabia como me levantar. Toda vez que eu tentava orar pra pedia ajuda, algo puxava a minha atenção. Eu estava em pânico. A minha conta de luz aumentou consideravelmente, pois eu dormia com o máximo de lâmpadas possíveis ligadas. Mas o demônio vai sair da minha vida pois eu confio no Senhor Jesus, ele vai me ajudar a ter a minha vida novamente, a minha alto estima, muito obrigado pelo testemunho pois se não fosse isso eu estaria ainda em ruínas.

    ResponderExcluir
  3. Também sentia medo, mas eu repreendo todo o medo em nome de Jesus, em nome do Salvador, em nome do Filho de Deus, em nome daquele que tudo podes, e que possui na sua destra o poder para me livrar das armas do inimigo! A Ele seja dada a Glória para sempre! Obrigada Senhor!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse post me ajudou muito!!! Eu tenho sofrido muita opressão por medo , muitas pessoas oram e passava temporarioamente passava mais logo voltava tudo de novo!! Mais apartir de hoje vou repreender todo mal em nome de jesus! E o nome dele sera glorificado

    ResponderExcluir
  5. Eu precisava desse estudo, obrigado, o medo é o que nos cala e o Senhor quer nos ver fortes e falando do seu nome e é isso aí, o inimigo não tem mais poder sobre a minha vida e nem sobre a sua porque Cristo Jesus venceu o mal e nos dá a vitoria. Vamos continuar dependendo do Senhor e procurando agradar a Ele fazendo a vontade do seu coração empreendendo todo o medley e não nos calando diante das circunstâncias, o Senhor é conosco.

    ResponderExcluir
  6. Amem!!! Precisava exatamente dessas palavras. Sei que não devo temer, serei maior que meu medo! Deus está comigo! Agradeço imensamente. Vou repreender meu medo todos os dias, porque ele não me pertence! Que a Deus seja dada toda honra e glória!

    ResponderExcluir
  7. Precisa dessa orientação, me abriu um novo comportamento para lidar com situações de medo. Coragem e ânimo tem que ser palavras de ordem na nossa vida, é só conseguiremos pela fé e oração.

    ResponderExcluir
  8. Nossa. Parece que me conhece.
    Escreveu pra mim.
    O curioso é que quando estou afastada de Deus, não sinto medo. Mas se vou à igreja, tenho um medo terrível, não consigo dormir, ando com a sensação de ter alguém me seguindo. Mas a partir de hoje repreendeu em voz alta MEDO SAIA DA MINHA VIDA EM NOME DE JESUS!

    ResponderExcluir
  9. Amém! Glória a Deus.
    Louvado seja o nome do Senhor.
    Me ajudou bastante.
    Esse é um assunto que eu creio que muitos vivem e quase não se vê pessoas que expõem e dão importância para isso.
    Muito obrigada!!
    Foi muito bom ler o seu testemunho e saber como podemos lidar com o medo.
    Eu também tinha medo de qualquer coisa, na verdade eu creio que isso começou desde a minha infância. Mas hoje verdadeiramente eu sei o que significa que se conhecermos a verdade, Jesus Cristo, seremos verdadeiramente libertos.
    Pq eu era escrava do medo, o medo ( demônios) era o senhor da minha vida.
    Ainda estou na batalha e creio que devemos persistir todos os dias para vencermos isso.
    E tento sempre focar os meus pensamentos de que isso desagrada muito a Deus e se nós amamos a Deus acima de todas as coisas nós queremos que Ele se agrade de nós.
    A Palavra do Senhor diz em 1João 4.18 " No amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo,porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor. "

    ResponderExcluir
  10. Que benção de explicação. Preciso vender esse medo demoníaco em nome de Jesu. Quero esse livro o medo mata

    ResponderExcluir