domingo, 28 de outubro de 2012

O RELACIONAMENTO ENTRE O CRENTE E O MUNDO


A paz do Senhor a todos os amados em Cristo Jesus, nosso autor e consumador da fé.


Tenho meditado nesses últimos dias sobre o relacionamento entre o Cristão e o mundo, convido  você para juntos examinarmos o que a palavra de Deus nos fala sobre isso.
 1 Jo 2.15,16 nos diz "NÃO AMEIS  O MUNDO, NEM O QUE NO MUNDO HÁ. PORQUE TUDO O QUE HÁ NO MUNDO, A CONCUPISCÊNCIA DA CARNE (DESEJOS CARNAIS DE TODA SORTE), A CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS E A SOBERBA DA VIDA, NÃO É DO PAI, MAS DO MUNDO".

Nunca houve tanto do mundo dentro da igrejas como agora. Experiência minha, passei em frente de uma denominação evangélica em minha cidade e a surpresa que tive, uma "boate gospel, passo em frente de outra denominação "passe de luz", outra vendendo toda sorte de objetos para alcançar os milagres que o Senhor Jesus ja pagou o preço por eles, vivemos na era do tudo pode? mais a palavra é clara quanto a isso, NÃO AMEI O MUNDO, NEM O QUE NO MUNDO HÁ. Será que tem valido realmente a pena trazermos coisas do mundo para  dentro da casa do Senhor, os nosso jovens devem aprender com o mundo ou com a santa e perfeita palavra de Deus?

A palavra mundo (gr. Kosmos) frequentemente se refere ao vasto sistema de vida desta era, fomentado por satanás e existente à parte de Deus. Consiste não somente nos prazeres obviamente malignos, imorais e pecaminosos do mundo, mas também se refere ao espírito de rebelião que nele age contra Deus, e de resistência ou indiferença a Ele e à sua revelação. Isso ocorre em todos os empreendimentos humanos que não estão sob o senhorio de Cristo. Na presente era, satanás emprega as idéias mundanas da imoralidade, das filosofias, psicologia, desejos, governos, cultura, educação , ciência, arte, medicina, música, sistemas econômicos, diversões, comunicação de massa, esporte, agricultura,  para opor-se a Deus, ao seu povo, à sua Palavra e aos padrões de retidão (conf. Mt 16.26; 1Co 2.12; 3.19; Tt 2.12; 1Jo 2.15,26). Por exemplo, satanás usa a profissão médica, para defender o aborto; a agricultura para produzir venenos destruidores da vida , a educação, para promover a filosofia ímpia humanista; e os meios de comunicação em massa, para destruir padrões divinos de conduta. Os crentes devem estar conscientes de que, por trás de todos os empreendimentos meramente humanos, há um espírito, força ou poder maligno que atua contra Deus e a sua Palavra. Em alguns casos, essa ação maligna é menos intensa; noutros casos, é mais. Finalmente, o "mundo" também inclui todos os sistemas religiosos originados pelo homem, bem como todas as organizações e igrejas mundanas, ou mornas.

O mundo e a igreja verdadeira são dois grupos distintos de povo. (1) O mundo está sob o domínio de Satanás.  João 12.31;Agora, é o juizo deste mundo; agora; será expulso o principe deste mundo. A palavra "expulso" refere-se ao fato de que, por meio da morte e da ressurrieção de Cristo, Satanás foi vencido e tudo que lhe diz respeito. Sua derrota final ocorrerá quando ele for lançado para sempre no lago se fogo (Ap. 20.10). Neste tempo presente, Satanás ainda está ativo, e atualmente é o governante ou "principe deste mundo". Este fato revela seu poder e autoridade aqui no mundo. Ele usa coisas do mundo contra Cristo e a greja. É por isso que somos ensinados que "a amizade do mundo é inimizade contra Deus".

Em Tiago 4:4-7 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
 "A amizade do mundo" é adultério espiritual, isto é, infidelidade a DEus e ao nosso compromisso de dedicação a Ele. Significa acatar os pecados, os valores e os prazeres malignos do mundo. Deus não aceitará semelhante amizade, porque é um Deus zeloso.

Em Mateus 6.24. Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e as riquezas. No original é mamom, um termo aramico significando dinheiro ou outros bens terrenos valiosos. Jesus deixou bem claro que uma pessoa não pode ao mesmo tempo servir a Deus e ás riquezas.

Servir à riqueza é dar-lhe um valor tão alto que :
(a) colocamos nela nossa confiança e fé;
(b) esperamos da parte dela nossa segurança máxima e felicidade;
(c) confiamos que ela garantirá o nosso futuro;
(d) há buscamos mais que o reino de Deus e sua justiça.

Acumular riquezas é um trabalho tão envolvente, que logo, passa a controlar a mente e a vida da pessoa até que a glória de Deus deixa de ter a primazia em nosso ser.

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Mateus 6:25-30

Jesus não está dizendo que é errado o Cristão tomar providências para suprir suas futuras necessidades materiais. O que Ele realmente reprova aqui é a ansiedade ou a preocupação angustiosa da pessoa, revelando sua falta de fé no cuidado e no amor Paternal de Deus.

Ouvi certa vez um pregador falando das três causas mais comuns para servos de Deus cairem:

1- Exaltar-se
2- Dinheiro
3- Mulheres

Isso ficou gravado em mim, quantos homens de Deus que eram tremendamente usados, e estavam começando avivamentos em suas cidades ou países de uma hora para outra cairam totalmente e começaram a pregar toda sorte de doutrinas falsas ou anti-biblicas, levando centenas ao erro. Temos que vigiar sem cessar,  nos alimentar da Palavra de Deus e nós firmar na rocha que é Jesus Cristo rejeitando todo pensamento contrário a vontade de Deus.

(2) A igreja pertence exclusivamente a  Deus (Ef. 5.23,24; Ap 21.2) Por isso, o crente deve separar-se do mundo (2 Co 6. 17,18 "Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso".).  O conceito de separação do mal é fundamental para o relacionamento entre Deus e o seu povo. Segundo a Bíblia, a separação abrange duas dimensões, sendo uma negativa e outra positiva: a separação moral e espiritual do pecado e de tudo quanto é contrário a Jesus Cristo, à justiça e à Palavra de Deus; acercar-se de Deus em estreita e íntima comunhão, mediante a dedicação, a adoração e o serviço a Ele. No Antigo Testamento, a separação era uma exigência continua de Deus para o seu povo (Lv 11.44; Dt 7.3).
 O povo de Deus deve ser Santo, diferente e separado de todos os outros povos, a fim de pertencer exclusivamente a Deus. Uma principal razão por que Deus castigou seu povo com o desterro na Assíria e Babilônia foi seu obstinado apego à idolatria e ao modo pecaminoso de vida dos povos vizinhos (Ver 2 Rs 17. 7,8; 2 Cr. 36.14).
No Novo Testamento, Deus ordenou a separação entre o crente e:
(1) o sistema mundial corrupto e a transigência ímpia; Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. João 17:15-16;
(2) aqueles que na igreja pecam e não se arrependem de seus pecados  (Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. Mateus 18:15-17)
(3) os mestres, igrejas ou seitas falsas que aceitam erros teológicos e negam as verdades bíblicas (E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.
Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal. Romanos 16:17-19)
(3) Nossa atitude nessa separação do mal, deve ser de:
(a) Ódio ao pecado, à impiedade e à conduta de vida corrupta do mundo (Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
Hebreus 1:9)
(b) Oposição à falsa doutrina (Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema(No cristianismo, é a maior e a pior sentença de excomunhão da Igreja, onde o anátemo, além de ser expulso da igreja com todos seus ritos eucarísticos e todas as atividades voltadas ao fiéis, ainda é considerado como amaldiçoado pelo sacerdote.) Gálatas 1:9)
(c) Amor genuíno para com aqueles de quem devemos nos separar (Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:15-16)
(d) Temor de Deus ao nos aperfeiçoarmos na santificação (Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. 2 Coríntios 7:1)
(4) Nosso propósito na separação do mal, é que nós, como o povo de DEus:
(a) Perseveremos na salvação (Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 Timóteo 4:16; Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem. Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio. Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. Apocalipse 2:15-17).
Balaão foi um falso profeta que vendeu seus serviços a um rei pagão, e que o aconselhou a seduzir Israel a comprometer sua fé por meio da idolatria e imoralidade (Nm 22. 5,7; 25. 1,2). A doutrina de Balaão refere-se, portanto, a mestres e pregadores, corruptos que, em Pérgamo, levavam suas congregações à transigência fatal com a imoralidade, o mundanismo e as falsas ideologias, tudo por amor à promoção pessoal ou vantagem financeira. Segundo parece, a igreja em Pérgamo tinha mestres que ensinavam ser a fé salvífica em Cristo compatível com a prática da imoralidade. Jesus se oporá a qualquer pessoa que , na sua igreja, favorecer uma atitude tolerante para com o pecado (Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai. Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação. 1 Coríntios 5:1-2)
 Devemos prestar atenção às advertências do Espírito Santo. Ele continua a falar às sete igrejas da Ásia, nos ordena a vencer o pecado no mundo e nos proíbe tolerar a imoralidade em nosso meio. Se não formos vitoriosos nessa àrea crítica, seremos privados da presença de Deuse do poder do Espírito Santo, tornando-nos inimigos do reino de Deus. Se, por outro lado, vencermos, receberemos o maná escondido da vida espiritual e uma "pedra branca", que significa o triunfo da nossa fé sobre nossa devoção a Cristo.
(b) Na fé, (Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.
1 Timóteo 1:19) e na santidade (Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. Eu não rogo somente por estes mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim João 17. 17-20 );
(c) vivamos interiamente para Deus como nosso Senhor  e Paí ( E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. Mateus 22. 37,38) e;
(d) convençamos o mundo incrédulo da verdade e das bençãos do evangelho ( para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre aqual resplandeceis como astros no mundo; Filipenses 2. 15)
(5) Quando corretamente nos separamos do mal, o próprio Deus nós recompensará, acercando-se de nós com sua proteção, sua benção e seu cuidado paternal. Ele promete ser tudo o que um Pai deve ser. Ele será nosso conselheiro e guia; Ele nós amará e de nós cuidará como seus filhos. (E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e Eles serão o meu povo. Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso. Ora, amados pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de DEus. 2 Coríntios 6. 16-18; 7. 1)
Como é importante para nós que servimos a Deus termos a real noção do que o Pai espera de nós nesses últimos dias, amados não nós enganemos, ninguem verá a glória de Deus de qualquer geito temos que tomar uma posição, e sabermos que Deus é justo Ele não previlegiará ninguém na hora do julgamento, temos que cada um individualmente apresentar nossas mãos e ali teremos que prestar contas de nossas ações.  Então porque querer se igualar ao mundo, quando Deus nós chamou para sermos separados do mundo, o mundo jaz no maligno, então, peça ao senhor pra tirar de você tudo o que te impede de realmente ter um relacionamento intimo e verdadeiro com o Pai. Eu até pouco tempo não entendia a profundidade do que é realmente ter um relacionamento com Deus, e ainda estou aprendendo, mais devemos a cada dia em nossas oração, pedir ao Senhor que sonde o nosso coração e romova tudo o que não provem Dele, e que possamos ser aperfeiçoados no seu amor, pra chegarmos ao fim da nossa corrida vitoriosos e recebermos das mãos de Jesus a coroa da vida, que está preparada a todos que vencerem.....ora vem Senhor Jesus.
Estudos tirado da Bíblia de Estudo Pentecostal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário